Achei que os tijucanos já tivessem incorporado esse hábito em suas rotinas, pois desde 1993 a Comlurb oferece este serviço no Rio.
Mas que nada! Levei um susto quando desci com meu lixinho no dia da coleta seletiva da Comlurb e não vi nenhuma sacolinha! Nada, nada, nada! Nada por toda a minha rua!!!!!
Falei comigo que não seria possível; que eu devia ter visto o horário errado e voltei com meu lixo para dentro de casa para conferir no site da Comlurb o dia e horário corretos!
Fui para o trabalho procurando sinais de coleta seletiva por todo o quarteirão, e... Nada! Nenhuma sacolinha de lixo! As ruas estavam impecavelmente limpas!
Cheguei no trabalho, entrei no site da Comlurb (http://www.rio.rj.gov.br/comlurb/), cliquei em coleta seletiva, digitei o nome da minha rua e lá estava: terças às 8h. Não havia me equivocado!Dia e horário certos...
Fiquei chocada! Achei que o site estivesse desatualizado ou que o caminhão já tivesse passado e só me conformei quando a Ju, minha colega de trabalho, informou que na rua dela acontecia o mesmo. Apenas ela e um condomínio separavam o lixo.
Como pode? A destinação do lixo é um dos maiores problemas ambientais de nossa cidade, nossos aterros estão praticamente saturados e não estamos fazendo nada a respeito disso!
Será que falta informação? Não sei... Acho que todo mundo já ouviu falar sobre reciclagem ou pelo menos visto em alguma embalagem o símbolo dos 3R. Você já deve ter visto este símbolo.
Em 2005, já tinha matéria do rjtv informando que o aterro de gramacho estava saturado. E se fizermos uma pesquisa básica no google é possível encontrarmos registros mais antigos que esse.
Já estamos em 2009, o aterro de gramacho continua em operação e no meu quarteirão ninguém separa o lixo para reciclagem!!!!
Será que estão todos cometendo o pecado da Preguiça como eu?
Adiar o que deve ser feito é pecar pela preguiça, mas não querer saber e não querer pensar também é.
Hoje, deixei com pesar minhas sacolinhas de lixo na rua para a coleta seletiva da Comlurb recolher naquela rua vazia...
Infelizmente não sou a última das mortais...
Nenhum comentário:
Postar um comentário