quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Religare

Vários foram os motivos que me afastaram deste blog e que hoje eu resumo em uma palavra: "desconexão".

Conexão significa relacionamento entre duas coisas, laço, vínculo, ligação.
E essa "não conexão" vai além da recomendação médica de afastamento do computador por causa de uma suposta tendinite!
Foi uma desconexão com as coisas que considero importantes: comigo, com o mundo, com Deus...

Logo, resumo o meu retorno ao blog com uma palavra: Religare (ligar com).

Coincidentemente, de uns tempos pra cá venho refletindo sobre a conexão entre meditação, yoga, consciência, atenção e amor.

A palavra yoga significa ligação ou conexão e eu acredito que vocês já tenham ouvido falar em diversos tipo de yoga: Ratha Yoga, Raja Yoga, Bakthi Yoga, Tantra Yoga, SwáSthya Yoga, blá blá, blá Yoga.
Isso porque a partir do momento em que você está em conexão com algo ou alguém você está praticando Yoga.

Então, posso falar que enquanto escrevo, estou praticando Blog Yoga!!!rsrs

Assim como a yoga, meditar é tão simples que se torna difícil! rsrs

Meditar é focar a atenção, é estar consciente de algo e consciência nada mais é que a percepção da existência.

E não é que para perceber a existência de algo, alguém ou de nós mesmos, precisamos focar nossa atenção?

Por exemplo: só agora tomei consciência do barulho do meu computador e dos pássaros cantando lá fora, porque direcionei minha atenção para esses sons.

E quando amamos, nosso foco de atenção é o objeto/pessoa amada? Nosso corpo, nosso comportamento, nossos pensamentos, nossos sentimentos não se direcionam todos para ele?

Logo, o objeto/pessoa amada acaba funcionando como uma mandala ou um mantra! Nosso pensamento projeta constantemente sua imagem e repete o seu nome...
Fulano, fulano, fulano, fulano... Fulano isso, fulano aquilo, blá blá blá fulano. rsrs

Ai, ai... E quando amamos, tudo o que queremos é estar junto do que amamos, não é mesmo?

E veja que curioso:
só podemos amar o que percebemos;
e só percebemos o está próximo;
e só amamos quando criamos vínculos;
e só criamos vínculos quando: estamos próximos, percebemos e dedicamos nossa atenção.

Dedicação, atenção, conexão, yoga, meditação, amor...
O que isso tem com rotinas verdes?

Bem... Antes, quando eu pensava em meio ambiente, imaginava o mico leão dourado, a floresta amazônica, o boto rosa, o urso panda, blá blá blá.
Tudo isso estava bem distante de mim!

Tenho certeza que para muitos, o mico leão dourado deve ser tão real quanto o Papai Noel! rsrs
seria possível amar algo que não se percebe, não se sente e que sequer se tenha consciência de sua existência?

Eu não pensava em mim como meio ambiente, nem na minha casa, minha rua, meu bairro e minha cidade! Mas criei laços com tudo isso, porque cresci com eles, me relacionei com eles, estive sempre próximo deles.

Talvez seja por isso que digo com orgulho que sou Volta Redondense, que me naturalizei carioca e que sou Tijucana de coração.

O Rio de Janeiro é uma cidade cheia de belezas naturais!
Esqueça um pouco o shopping e vá à cachoeira, praia ou parque, aproveite!
Veja lá com o que você está se conectando!

Eu andava triste e num belo dia olhei pela janela, vi o céu, vi o Alto e pensei que tinha duas opções: continuar triste em casa, ou ir para a praia.
Felizmente, preferi a 2ª opção e depois de um mergulho compreendi o significado daquele outdoor: "Sorria! Você está na Barra!" :)

Naquela tarde, meditei assistindo ao balé colorido dos kites no mar e desta forma pude me reconectar.

Desde então estou incorporando à minha rotina o hábito de estar em contato comigo e com a natureza.
Mas, atenção!!! Não se trata de uma "Ego Yoga"!!!!
Estou praticando uma Eco Yoga e desta forma ampliando minha consciência de que meu Eu é também constituído pelos laços com o que amo em nosso ambiente.

E quando amamos não queremos agradar, proteger e cuidar?


"Foi o tempo que dedicaste a tua rosa que a tornou tão importante!"

Um comentário: