quarta-feira, 27 de maio de 2009

Drama Cotidiano

Aquele momento ansiosamente esperado finalmente aproximava-se. A cada passo minha respiração tornava-se mais ofegante. À minha volta todos estavam alheios ao meu drama.

Desta vez eu teria que ser rápida, minha vida e a de tantos dependiam desse momento...

"Próximo!" a voz de uma jovem apressada finalmente dissipou minhas simulações.

Esta era a deixa! Eu teria que ser rápida e discreta.

Meus batimentos cardíacos aceleravam-se conforme os apitos sinalizavam que mais um item estava sendo registrado.

"Esta é esperta! Eu não posso me descuidar!" Pensava eu enquanto acompanhava ágeis gestos. O último apito soou e velozmente saquei um objeto metálico da minha bolsa, apontando-o enquanto anunciava minha intenção.

Entretanto, mais rápido que uma bala, ela me pegou.

Aflita, mas determinada, insisti e ela, atordoada, obedeceu-me meio relutante.

As pessoas em volta assitiam sem compreender: alguns com revolta, outros com desprezo, alguns com medo e outros com piedade.

Não me incomodei de ter sido taxada de louca, fresca ou chata pelos apressados da fila, mas retirei minhas compras das sacolas plásticas e as coloquei na minha ecobag.

Diariamente passo por situações parecidas e mesmo que eu peça à tempo para não ensacarem minhas compras, foram anos de condicionamento operante dos caixas - quase todos são automáticos!

De todos os lugares que tenho feito compras, os mercados têm sido os únicos onde posso não ensacá-las sem sofrer qualquer tipo de pressão social.

Eu imaginava que um gesto tão simples pudesse passar desapercebido. Entretanto, estamos nos tempos modernos: o do automatismo humano onde uma pequena não conformidade interfere em toda linha de produção.

Um comentário:

  1. Oi Ana, td bem??? Vim fazer-lhe uma visitinha.
    Adorei seu blog e esta história.... Realmente sei o q é isso...eu chamo de luta corporal entre nós é os empacatodares..rs

    Vamos trocando informçoes, ok????
    Me escreva qdo quiser...
    Ecoabraços,
    Erica Sena/ Pensar Eco

    ResponderExcluir