quarta-feira, 6 de maio de 2009

Sacola Zero

Sábado fui no calçadão de Caxias fazer mais compras. Deixo já uma observação de que não se trata de consumismo exagerado (o que não é nada sustentável), mas estou montando o meu apê aos pouquinhos e por isso farei muitas compras.

Saí com minha bolsa (que já é grande) e com minha ecobag dobradinha dentro.

Missão do dia: sacola zero.
(Deixo registrado que esta meta eu mesmo estabeleci e não foi um dever de casa do "tio" Jorge).

Para não exagerar nas compras, fiz uma listinha do que era preciso e comprei colheres de bambu e de madeira para cozinhar, evitando as de plástico.

Entretanto, vamos com calma! Um passo de cada vez! O objetivo principal era sacola zero e eu este eu consegui! :D

Alguns vendedores estranharam e insitiram para que eu levasse a sacola e eu confesso que achei estranho enfiar os calçados que havia comprado direto na ecobag, mas deve ser uma questão de hábito.

Agora é só manter o resultado nas próximas compras.

Saudações verdes!

5 comentários:

  1. Ana, vamo lá. Segue aí meus comentários sobre as estranhezas dos vendedores e a sua própria estranheza a respeito do levar na sua própria sacola.
    Primeiramente penso que para a loja é interessante realmente que as pessoas levem
    as respectivas sacolas das lojas, pois é um meio de propaganda. O nome da loja esta impresso e estampado de forma gritante dizendo que vc comprou lá. Porém não creio que os vendedores se preocupem com a propaganda da loja e sim é questão de hábito. A estranheza vem do ser diferente. O andar na contra-mão sempre causa um certo desconforto para os outros. Essa questão das sacolinhas é tão doente que até mesmo as farmácias nos dão sacolinhas para levarmos um único tablete de comprimido. Se vc compra um tablete de comprimido para gripe que vem com quatro comprimidos dentro já lacrados pelo própria embalagem o atendente ainda coloca ele dentro de uma pequena mas desnecessária sacolinha...
    É uma questão de habito sim Ana. Qual seria o problema de colocar o calçado na bolsa? Nenhum. É apenas a diferença de costume. Sempre os calçados estão nas sacolas das lojas, entao quando vc colocou em sua
    propria sacola houve uma espécie de quebra de paradigma, daí a estranheza. Uma quebra de expectativa das pessoas ao seu redor. A
    quebra de expectativa coloca as pessoas para pensar e refletirem.
    Certamente quem viu se preguntou e talvez quem sabe chegou numa conclusão que todos deveriamos chegar: "Pra que tantas sacolas na nossa vida. Que SACO!!!..." (pinguinho de revolta e um belo trocadilho.rsrsrsss)

    Shalom!!!!Apaz do Senhor Jesus!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. A parte a questão das sacolas e avançando um pouquinho como você está nesse processo de mudança até por estar montando o seu apê. Deixo a dica e a necessidade de difundirmos novos costumes e um cultura de não consumismo através de algo mais "ecomunitarista". Existem atualmente, inclusive aqui no RJ algumas feiras de trocas e doações como o freecycle, que é uma rede de doação de tudo. Pessoas doam desde livros usados até impressoras, TVs, jogos de video-game, aparelhos eletrônicos e móveis até minhocas. Sim minhocas de verdade. O link dessa rede é: http://groups.yahoo.com/group/Rio_Freecycle/

    Também por vezes há uma feira desse tipo porém ao vivo e a cores na fundição progresso. Há também na Praça 15 todo sábado de manhã. Brechós também continuam sendo uma boa opção. Algumas pessoas ainda tem preconceitos com brechós, pois nossa cultura despreza o usado. Isso não dá status, mas não entrarei nessa questão agora...
    Na hora das compras evitem sempre que possível as embalagens. Dê preferência aos recicláveis considerando sempre a real necessidade(se realmente vc precisa estar levando aquilo. Lembre sempre Reduzir é mais importante que reciclar). Promova a doação.
    Ah... hoje em dia estão surgindo as chamadas Lojas gratis já, recentemente a recicloteca aqui no RJ estará promovendo a Loja Grátis. falarei mais a frente sobre o que são essas tais lojas grátis e postarei fotos delas!!!

    ResponderExcluir
  3. Esqueci de dizer uma das coisas mais óbvias e importantes dessas tais feiras. A não geração de descarte, não desperdício e não geração de lixo. Evita-se o consumismo e ao mesmo tempo evita-se gerar lixo.

    ResponderExcluir
  4. A doação evita que algo seja jogado fora. O que quer dizer = menos lixo.

    ResponderExcluir
  5. vamos ao brechó!
    Ainda bem que você está contribuindo, está ficando melhor a coisa aqui! ehehe

    Beijos

    ResponderExcluir