terça-feira, 9 de junho de 2009

Nova meta: preparando-se para a coleta seletiva.

Como o ideal, haja visto o percursso dos resíduos no post anterior, é a não mistura das coisas, trataremos de não misturar os resíduos em nossas casas. Ana, contamos com você. Como evitar a mistura? Quando se pensa em reciclagem, coleta seletiva, separação de materiais, logo vem a imagem das lixeiras coloridas. Azul (papel), Vermelho (plástico), Amarelo (metal), Verde (vidro). Vamos esquecer isso. Essa não é uma forma muito boa. Se considerármos que na nossa casa não há espaço para tantas lixeiras, logo desistiremos da reciclagem. Se considerármos que existem outros tipos de resíduos além dos quatro acima, nossa separação estará incompleta e não ajudará muito. O que pode ser feito? A maneira simples e correta: UMA LIXEIRA PARA OS RESÍDUOS ORGÂNICOS (restos de comida, cascas, etc) E UMA OUTRA LIXEIRA PARA RESÍDUOS NÃO ORGÂNICOS (papel, vidro, metal, isopor, plástico e outros). Assim cumpre-se o objetivo de toda coleta seletiva: evitar a mistura dos resíduos. Não esquecer que os resíduos tipo embalagens (como as garrafinhas de iogurte) devem estar limpos, pois a presença de restos de comida e gorduras podem impossibilitar a reciclagem desses materiais.
Deixo esse post de maneira bem simples. Creio que surgirão questionamentos como onde colocar isso ou onde colocar aquilo, o que fazer com aquilo outro etc, então use essas indagações para enriquecer esse trabalho. Esse é o desafio. Quanto a parte orgênica da matéria descartada poderemos futuramente fazer a compostagem, mas como a idéia desse ecodiário é ser uma coisa de cada vez (um passo a passo), por enquanto apenas evite a mistura dos resíduos.

abraços
Paz de Cristo! Shalom!!!!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post, Jorge!!
    Como já aderi a separação de materiais na minha casa faz algum tempo deixo aqui a minha singela colaboração. Na dúvida aonde colocar determinado material (no lixo orgânico ou no separado para a reciclagem) sugiro o seguinte: Estando o material limpo e devidamente seco, separe para a reciclagem. O máximo que poderá acontecer é, lá na frente, o responsável pela reciclagem descartar esse material, e você não corre o risco de contaminar o resto dos resíduos separados e comprometer o processo. Logo, fica a dica: limpe e seque bem os seus resíduos que está tudo certo!! ^^
    E boa corrida ecológica para vcs!!

    ResponderExcluir