quinta-feira, 4 de junho de 2009

Para onde foi meu lixo????




Para onde vai todos os dias o meu e o seu lixo???? A resposta é: DEPENDE! Depende do cuidado que se tem com o pós uso das coisas... A minha relação com o lixo é que vai levar ele para algum lugar. Então, se eu jogo o lixo no rio, na rua, em terrenos baldios e outros locais públicos o lixo poderá voltar em forma de problemas como doenças e desastres públicos, morte de organismos aquáticos, poluição (do ar, da água, visual, do solo). Problemas que afetam não só o "proprietário" do lixo, mas a outros. Uma outra situação pode ocorrer. Se eu jogar o lixo no lugar do lixo: a lixeira. Bom, mas aí entra um outro "DEPENDE!". Depende se o lixo é misturado ou não misturado. Se eu misturei, ou seja, joguei tudo numa lixeira só, praticamente todo esse material acaba se perdendo. Se perdendo como???? Apesar do caminhão coletor levar meu lixo embora(sem eu dar tchau para ele) o que acontece depois é que como eu não separei previamente, ou melhor, eu não evitei a mistura da matéria "não seca" (restos de comida, por exemplo) com "matéria seca" (como o papel e o plástico) isso faz com que esse agora LIXO tenha que ir para o Lixão, Aterro Controlado ou Aterro Sanitário (conforme for o município). No caso do Rio de Janeiro, ele vai parar lá no Aterro de J.Gramacho ou no Aterro de Gericinó. Esses locais são depósitos de lixo onde o lixo é enterrado e tratado. A grande questão é que se nas nossas casas fosse evitado a mistura e colocássemos as coisas em 2 lixeiras (uma para matéria seca e outra para não seca) nada disso teria acontecido. Os resíduos seguiriam o caminho da reciclagem, seja por intermédio da Companhia de Limpeza Urbana ou pelos catadores de materiais recicláveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário