quarta-feira, 24 de junho de 2009

Pecados Ecocapitais


Pecado vem do latim pecare que significa errar de alvo.

Geralmente acordo "preguicenta" e justo pela manhã constatei que durante o meu "esforço" para alcançar a meta de separação de lixo, cometi meu primeiro ecopecado capital: a Preguiça!
Contrariando o senso comum, a preguiça não é sinônimo de ficar na cama enrolada num edredon quentinho, assistindo um filminho num dia frio. (Ai, que magavilha!)

Ela se manifesta no adiamento do que tem que ser feito, na procrastinação e também pode vir disfarçada em forma de pensamentos, às vezes tão "baixinhos" que se tornam quase imperceptíveis, do tipo:
  • "Isso é difícil";
  • "Isso é chato";
  • "Isso não tem jeito";
  • "Isso dá tanto trabalho";
  • "Isso é demorado";
  • "Isso é longe" etc.
Então bate aquela falta de ânimo... Você perde a força de vontade... Sente-se fraco e vai empurrando com a barriga... Varrendo para baixo do tapete... Deixando para amanhã...

Eu pequei rsrs, não na tarefa de separar, ou na destinação após a separação, mas antes mesmo disso: fiquei com preguiça de lavar as embalagens!!!

Com a vida corrida, a gente acaba buscando praticidade! Pegamos nossos alimentos nas prateleiras, mesas ou balcões ou pedimos por telefone.

Já começa aí a se manifestar a preguiça, pois acabamos nos entupindo de fast foods e alimentos industrializados e descartamos suas embalagens sem sujar as mãos e a cozinha!
Não é um sonho?! Nada de caçar, plantar, descascar, picar, cozinhar, lavar! Pegamos, abrimos, consumimos, descartamos e assim sobra mais tempo para nos dedicarmos a tarefas "mais importantes".

Comecei a deixar de molho em água e sabão as garrafinhas, caixinhas, potinhos e saquinhos. e eles ficavam lá, dias esperando que fossem lavados! E foram acumulando, ocupando espaço e começaram a dificultar outras tarefas domésticas, até que minha casa ficou entulhada de lixo!
Claro que a situação me incomodava! E muito!
Quando eu resolvia botar a mão na massa, terminava de limpar 3 e ainda tinham 10 latinhas esperando! Era des-mo-ti-va-dor!
E a guerra mental: tenho que fazer x não quero fazer? Um inferno!!!

Isso acabou provocando também uma preguiça para postar, estudar e até pensar sobre o assunto.
Fui nessa rotina até resolver lavar uma embalagem assim que a esvaziei. É como limpar leite derramado no fogão: fica fácil limpar na hora, mas se deixar para depois...
Foi tão mais fácil!
A melhor coisa é não deixar para lavar depois: consumiu, lavou, descartou!

Espero ter deixado a preguiça de lado nesta e nas próximas etapas!

Bjus

Nenhum comentário:

Postar um comentário